Normas gerais de uso do LADOC

Normas de Uso dos Laboratórios Didáticos de Oceanografia

1. Para ter acesso ao LADOC, interessados com vínculo formal com a UFSC devem solicitar autorização de uso dos laboratórios à equipe técnica, mediante formulário de cadastro de usuário. Usuários sem vínculo com a UFSC somente poderão acessar e/ou utilizar os laboratórios mediante autorização prévia da coordenação, segundo preenchimento de formulário próprio (http://ladoc.paginas.ufsc.br/solicitacao-de-uso-dos-laboratorios/formularios-de-cadastro-de-usuario/).

2. Para agendar o uso de materiais e equipamentos dos laboratórios, após a leitura destas normas gerais, deve-se:

a) ler os manuais do(s) equipamento(s) requerido(s) (http://ladoc.paginas.ufsc.br/normas-gerais-de-uso-do-ladoc/manuais-de-equipamentos/)

b) preencher a FICHA DE AMOSTRA PARA ANÁLISE assinada pelo usuário e orientador

c) preencher o formulário de CADASTRO DO USUÁRIO DO LADOC

Para usuários vinculados à UFSC: https://forms.gle/gMq6RL94YjwgbFPT7

Para usuários externos à UFSC: https://forms.gle/cEpJCxV9XpBQr6P38

d) na página http://ladoc.paginas.ufsc.br/agenda_ladoc/ verificar a disponibilidade da data pretendida para o uso do equipamento no link do “Google Agenda”, respeitando o horário comercial de uso do LADOC

e) solicitar a reserva, com pelo menos 24h de antecedência, pelo e-mail lab.oceano.ufsc@gmail.com ou telefone (48) 3721-3531

3. O controle de entrada e saída do usuário é feito pelo usuário em documento específico disponibilizado na entrada do laboratório; .

4. Nas dependências do LADOC, é obrigatório o uso de jaleco e luvas de nitrila, os quais devem ser trazidos pelo usuário. É vedado o uso de shorts, saias, bermudas, chinelos e sandálias. Seguem-se as normas de biossegurança, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro dos laboratórios.

5. Em caso de cancelamento do uso, esse deve ser feito em até 24h antes; No caso do não comparecimento injustificado no horário reservado, o usuário poderá ter o acesso restrito ou suspenso;

6. O não cumprimento das normas de uso do LADOC e dos equipamentos, o usuário poderá ter o acesso restrito ou suspenso.

7. Todos os materiais e/ou reagentes necessários para a realização dos experimentos são de responsabilidade exclusiva dos usuários. Reagentes e qualquer outro material de consumo do laboratório só poderão ser utilizados mediante especificação do produto e quantidade, solicitado previamente, pela Ficha de Amostra para análise (inclusive a necessidade de frascaria para amostragem). Caso não haja material disponível, ou que necessite reposição, será responsabilidade do usuário para adquirir o material;

8. As amostras deverão ser rotuladas com Nome do Usuário (coletor), data (dd/mm/aa), identificação do ponto amostral.

9. As análises serão realizadas pelo USUÁRIO, podendo ser acompanhadas pela equipe técnica quando necessário. 

10. Se as amostras manipuladas pelos usuários apresentarem algum tipo de risco biológico, químico e/ou físico, isto deverá ser informado previamente ao corpo técnico do LADOC.

11. No Laboratório de Oceanografia Química e Biológica NÃO pode ocorrer a CONTAMINAÇÃO CRUZADA, assim deve-se atentar:

a) ao uso das pias e materiais próprios às amostras de água, de sedimento e de água subterrânea ou contaminada.

b) ao uso de pipetas próprias para análise de N-amoniacal, assim a limpeza dos materiais utilizados nesta análise em banho próprio (embaixo da pia).

c) todo o material/vidraria utilizado deverá ser lavado

12. Deve-se manter a organização e limpeza do local. Depois de utilizado, todo material (pinças, cubetas, pipetas, sensores etc) deverá ser adequadamente lavado, seco e guardado no local em que estava.

13. O descarte de qualquer material é de responsabilidade dos usuários, devendo se atentar às orientações no laboratório e às bombonas corretas de descarte de substâncias, se for o caso.

14. Qualquer anormalidade no uso das dependências ou dos equipamentos do LADOC deverá ser imediatamente comunicada à equipe técnica do laboratório.

15. Se houver dano, quebra e/ou extravio de equipamentos ou materiais dos laboratórios por uso indevido do usuário, o mesmo e seu orientador serão responsabilizados e deverão arcar com os custos de conserto ou reposição.